Pular para o conteúdo principal

Curso Superior de Investigação Profissional.

Nome Oficial: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM INVESTIGAÇÃO PROFISSIONAL

Nível do Curso: GRADUAÇÃO

Modalidade do Curso: DISTÂNCIA

Área do Curso: ADMINISTRAÇÃO

Autorização: autorizado pela Resolução n.º 202/2017 do CEPE do Centro Universitário Internacional UNINTER

Titulação: Tecnólogo em Investigação Profissional

O Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Investigação Profissional, Prof. Dr. Jorge Luiz Bernardi, é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, UFPR (1978), advogado, graduado em Direito pela PUC/PR (1980), Especialista em Gestão do Técnico do Meio Urbano pela PUC/PR, Universitè de Technologie Compiègne (França). É Mestre em Gestão Urbana pela PUC/PR e Doutor em Gestão Urbana pela PUC/PR.

Autor dos livros: A Organização Municipal e a Política Urbana; O Processo Legislativo Brasileiro; e Gestão de Serviços Públicos Municipais (em coautoria, no prelo). Atua como vereador na cidade de Curitiba por 26 anos (seis mandatos); Suplente de Senador 2003 a 2011; Membro do Conselho das Cidades, do Ministério das Cidades; Presidente da Câmara Municipal de Curitiba (1989/90); Diretor da Revista Vereador (1989/95), especializada em Direito Municipal; Presidente do Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais (2001); Presidente da União dos Vereadores do Paraná.

O coordenador adjunto do curso é Antoine Youssef Kamel. É Graduado em direito pela UniBrasil, pós-graduado em direito tributário e em gestão estratégica de empresas pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e mestre em Direito também pela UNINTER.

Prezado aluno, prezada aluna, bem-vindos!

Você sabia que muitas pessoas dizem que a palavra “aluno” vem do latim e quer dizer “sem luz”? Mas não é nada disso! Esse conceito traduziria a ideia de que o aluno é uma pessoa que está em trevas, o que não é verdade!

Aluno veio do latim alumnus, “criança de peito, lactente, menino” e, por extensão de sentido, “discípulo”. O verbo ao qual se liga é alere, “fazer aumentar, nutrir, alimentar”.

Portanto, meu caro, minha cara, nutram-se do conhecimento que trazemos especialmente para você. O curso é pensado para que você conheça o conteúdo por meio de aulas gravadas, livros e outras fontes, e aplique o seu conhecimento em atividades interativas. Seja parte de nós, e conte conosco para trilhar o melhor caminho neste curso: o caminho do efetivo aprendizado!

Um abraço.

Prof. Dr. Jorge Luiz Bernardi

Coordenador

Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o detetive profissional está enquadrado no código CBO 3518-05, o qual prevê a necessidade de formação específica.

Os profissionais de investigação, na atividade de detetive particular, têm atividades descritas pelo Ministério do Trabalho: investigam crimes; elaboram perícias de objetos, documentos e locais de crime; planejam investigações; identificam pessoas e cadáveres, coletando impressões digitais, palmares e plantares; atuam na prevenção de crimes; colhem depoimentos e registram informações em laudos, boletins e relatórios.

Assim, nesta formação de nível superior, são desenvolvidas competências essenciais para atuação como profissional de excelência com habilitação para atuar como Detetive Particular, que, entre outras atividades: avalia e emprega estratégias alternativas na área de inteligência e investigação; desenvolve e implementa políticas de prevenção a fraudes de cunho documental e virtual; interpreta e identifica fraudes documentais; identifica e investiga os crimes cometidos por intermédio de computadores e de sistemas eletrônicos; identifica fraudes no setor empresarial privado e emprega as devidas correções e medidas preventivas; vistoria, avalia e emite parecer acerca de fatos que constatar. O profissional é formado com perfil ético, crítico e reflexivo para investigar, a pedido de pessoas físicas ou jurídicas, situações e fatos, criminosos ou não, analisando os fatos à luz dos conhecimentos empíricos, técnicos e legais.

O profissional formado em Investigação Profissional poderá atuar em empresas privadas de investigação e de segurança privada de modo geral, além de poder desenvolver seu trabalho como autônomo. Pode também prestar concurso público que exija nível superior, como para perito ou investigador policial.

O egresso poderá, por conta própria ou na forma de sociedade civil ou empresarial, planejar e executar a coleta de dados e informações de natureza criminal e não criminal, com conhecimento técnico e utilizando recursos e meios tecnológicos permitidos, para esclarecer assuntos de interesse privado de seu contratante. Com base na legislação pertinente, o profissional pode também colaborar com investigação policial em curso, autorizado pelo contratante e com a concordância do delegado de polícia.

O investigador profissional também poderá oferecer serviços de auditoria e consultoria, detectando riscos e potenciais falhas e elaborando projetos de segurança com base em prevenção, prestando serviços a particulares e robustecendo os processos internos de empresas e colaborando para o fortalecimento da organização da qual faz parte e na qual atuar. Possuirá o embasamento teórico e prático necessário para atender às exigências da investigação profissional contemporânea, regulamentada pela Lei 13.432/2017.

Parabéns pela sua escolha!

O Centro Universitário Uninter produziu um sistema de educação inovador que, aliado à mais avançada tecnologia empregada em seus processos, coloca ao seu alcance materiais e ferramentas que contribuem efetivamente para a sua aprendizagem.

O conteúdo de vídeos, livros físicos ou digitais e avaliações é desenvolvido por profissionais inseridos no meio acadêmico e acompanhado por uma equipe que coordena a produção dos materiais até que você os receba em seu ambiente virtual de aprendizagem.

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que faz parte do seu aprendizado é o Univirtus, exclusivo do Centro Universitário Internacional UNINTER. Por ele você acessa todo o conteúdo do seu Curso, interage com seus colegas, envia dúvidas à Tutoria e muito mais. Acesse pelo link univirtus.uninter.com.

Para aprender a trabalhar com o AVA e acessar os materiais do seu curso, como as rotas de aprendizagem, assista à Aula Inaugural, disponível na Aula 1 de cada disciplina.

Alguns dos materiais preparados para seu estudo na UNINTER são:

Rotas de Aprendizagem: As rotas de aprendizagem são o elemento principal dos seus estudos. Elas funcionam como slides interativos que apresentam pequenos textos, as videoaulas e outros materiais.

Videoaulas: As aulas são ministradas por professores especialistas, mestres e doutores. Cada disciplina é composta de 6 videoaulas, cada uma com aproximadamente 55 minutos no total, que você pode acompanhar em vídeos fracionados.

Livro Físico ou Digital: Junto com as videoaulas, o conteúdo escrito fará parte dos seus estudos, complementando a aprendizagem. Há um livro indicado para cada disciplina, que poderá ser acessado digitalmente. Em algumas disciplinas, pode também ser enviado um livro físico, gratuitamente, e você é avisado para retirar no polo seu exemplar.

Rotina de Estudos: A Rotina de Estudos é o documento que você deve ter sempre ao seu lado. Ela especifica quais são os materiais que você deve estudar para fazer as avaliações. Você encontra a Rotina de Estudos na seção Material Complementar de cada disciplina.

Fórum: O fórum é o principal meio de interação com seus colegas de curso. Para cada uma das seis aulas, há um tema a ser discutido.

Bibliotecas Virtuais: Nas Bibliotecas Virtuais assinadas pelo Centro Universitário Uninter, você pode acessar cerca de 10 mil livros de diversas áreas, inclusive o livro indicado na disciplina. Não há limite para o acesso e a leitura dos livros do acervo digital! Você pode acessar a Biblioteca Virtual logo ao fazer login no AVA, na barra do lado esquerdo, clicando em Biblioteca e, depois, em uma das bibliotecas disponíveis: Biblioteca Virtual Pearson e Minha Biblioteca.

As tarefas a serem realizadas seguem um padrão ao longo das 24 disciplinas específicas do curso, de modo organizado e contínuo.

De modo específico, as leituras, atividades e outras formas de aprender e demonstrar o conhecimento são especificadas no Roteiro de Estudo das disciplinas de cada fase, postado na seção Material Complementar de cada uma logo no início da oferta da disciplina.

A metodologia de avaliação funciona da seguinte maneira:

Para cada disciplina do curso, seus conhecimentos serão aferidos por três tipos de avaliação: Atividades Pedagógicas Online (Apols), prova objetiva e prova discursiva. Todas as avaliações são realizadas no computador, dentro do AVA.

As Apols você realiza em casa ou onde estiver, podendo consultar materiais.

Para as provas, você deve observar o período de provas de cada fase e agendar a realização obrigatoriamente no polo de apoio presencial, não podendo consultar nenhum material, de qualquer espécie, ao realizar a prova.

O curso não exige a elaboração de TCC, e também não há obrigatoriedade de realização de estágio nem de comprovação de atividades complementares.

Saiba mais sobre o curso e suas atividades no pequeno Guia aqui anexado!

Tipo de atividade:Arquivo
1 anexo(s)
Guia do Curso Superior de Tecnologia em Investigação Profissional Detalhes
7Tutoria
8Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Tutores é como são chamados os professores da Educação a Distância!

Com possibilidade de interação, dúvidas poderão ser dirimidas durante o curso, utilizando o recurso telefônico de Discagem Direta Gratuita (0800-727-0540).

Os tutores locais, no seu polo de apoio presencial, são o primeiro contato que você tem com a instituição, porque estão mais próximos de você. Eles acompanham seu desenvolvimento, entram em contato quando necessário e também podem sanar mais rapidamente algumas dúvidas que você tenha sobre o curso.

Questionamentos também podem ser respondidos pelo professor via tutoria on-line. Assim em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo ícone Tutoria, disponível dentro de cada disciplina no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. As perguntas são lidas de segunda a sexta-feira, com prazo de resposta médio de um dia útil.

O principal contato que você terá na tutoria on-line é a Profa. Esp. Daniele Assad Gonçalves. A Profa. Daniele é graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior e também graduada em Direito pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Fonte: AVA/UNINTER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO DOS DETETIVES DO PARÁ

PRESIDENTE DETETIVE PARTICULAR – PAULO ROBERTO ROELA DE OLIVEIRA. VICE-PRESIDENTE DETETIVE PARTICULAR – JOÃO BATISTA TAVARES SECRETÁRIO DETETIVE PARTICULAR – CELSO AUGUSTO DE SOUZA QUEIROZ TESOUREIRO DETETIVE PARTICULAR – KALEBE DE LIMA SOUSA DIRETOR JURÍDICO ADVOGADO – DR. ÁLVARO AUGUSTO DE PAULA VILHENA PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DETETIVE PARTICULAR – MANOEL PRAXEDES MONTEIRO DAS NEVES 1º MEMBRO DO CONSELHO FISCAL DETETIVE PARTICULAR – ELIELSON SERRÃO DA SILVA 2º MEMBRO DO CONSELHO FISCAL DETETIVE PARTICULAR – ANGELO MARCELO BARBOSA TAVARES PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA DETETIVE PARTICULAR – JOSÉ COELHO NOLETO 1º MEMBRO DO CONSELHO DE ÉTICA DETETIVE PARTICULAR – JOSÉ ADRIANO SILVA GOMES 2º MEMBRO DO CONSELHO DE ÉTICA DETETIVE PARTICULAR – OSVALDO CRUZ DE FREITAS

17 Detetives Particulares tem Inscrição Municipal

17 Detetives Profissionais tem inscrição Municipal em Belem no Estado do Pará.